
.
Como criança maravilhada com o que vê pela janela, desejando muito estar no meio da rua brincando, testando as novas aquisições, assim somos nós frente às estimulações que recebemos através do acesso dado pelo rádio, televisão, jornais, revistas e internet, que nos remete a mundos aonde muitos de nós jamais chegariam, nos dando a ilusão de que somos participantes dessa realidade e da vida de determinadas pessoas, que mais parecem viver uma daquelas estórias que já lemos nos livros e que sempre terminam em final feliz.
Movidos pelo desejo de conhecer o novo, querendo fazer parte de grupos, e muitas vezes acreditando que assim mostraremos que somos adultos e responsáveis, por simples curiosidade ou mesmo medo de ser marginalizado pelas pessoas que nos rodeiam, nos envolvemos nas mais diversas situações e acabamos não avaliando devidamente os prós e os contras do que nos é apresentado.
Os meios de comunicação veiculam todo tipo de comportamento dando a impressão de serem lícitos e universais; assim, somos induzidos a crer que as atitudes dessas pessoas são ideais e perfeitas para nós, e, na busca pela felicidade, pelo amor, sucesso e poder, nos identificamos com esses personagens e/ou pessoas e passamos a acreditar que o que eles fazem é certo, bom, que leva a resultado positivo, e as colocamos como nosso referencial, passando a imitá-las, como quando éramos crianças e imitávamos até os menores gestos de nossos pais.
E assim se forma toda uma geração. Uma geração de imitação e de pressa; pressa de comer, de viver, de diversão, de amar, de experimentar novas emoções. Alguns consideram uma geração precoce, mas, na verdade o que vemos são crianças das mais variadas faixas etária, curiosas, querendo conhecer tudo e todos, sem noção de perigo, onipotentes, sem ter quem as ensinem, sem ideais pelo qual viver.
Outros, contagiados pelo síndrome de super-homem acreditam estar imune a todo e qualquer perigo, se expõem e têm corrompido seus ideais e seu entendimento porque se deixaram seduzir pelos prazeres do mundo. Deixando de fazer uma boa leitura da realidade, caem no velho conto da serpente, hoje com uma nova roupagem; como um bom estrategista de guerra, que observa, avalia e traça seu melhor método de ataque, assim é a famosa e velha, mas igualmente forte Dona Serpente... Ela sabe como e onde nos atingir. Infantilidade pensarmos que somos mais espertos hoje, que nosso arsenal de informações e cultura nos tornará impermeáveis e totalmente protegidos de seus sutis ataques.
Foi o caso de Sansão, que mesmo sendo bem orientado pelos pais, encantou-se pela mulher filistéia; “Responderam-lhe, porém, seu pai e sua mãe: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o nosso povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse, porém, Sansão a seu pai: Toma esta para mim, porque ela muito me agrada” (Juizes 14); “Sansão foi a Gaza, e viu ali uma prostituta, e entrou a ela” (Juizes 16:1).
Até que... “Depois disto se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila. Então os chefes dos filisteus subiram a ter com ela, e lhe disseram: Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e como poderemos prevalecer contra ele e amarrá-lo, para assim o afligirmos; e te daremos, cada um de nós, mil e cem moedas de prata”. (Juizes 16:4 e 5)
“Então os filisteus pegaram nele, arrancaram-lhe os olhos e, tendo-o levado a Gaza, amarraram-no com duas cadeias de bronze; e girava moinho no cárcere” (Juizes 16:21). Essa foi a conseqüência dos atos de Sansão, um final nem um pouco feliz...
Paulo nos alerta sobre isso em II Co 11:3 “mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo“.
O que mais ouvimos atualmente, é que o mundo evoluiu, que hoje as coisas estão diferentes, e é verdade, houve uma transformação.
E com essa transformação da sociedade, vemos também a transformação das famílias, onde a figura dos pais está enfraquecida, sem clareza sobre sua importância como modelo de como viver em sociedade e como representante da realidade, ou mesmo incapacitados de sustentar esse papel. Fora da família também não é diferente, o representante substituto (professores, por exemplo) estão igualmente enfraquecidos, deixando crianças e jovens sem perspectivas que possam orientá-los.
Uma geração que está no escuro, que busca e não encontra nada porque seus referenciais são fracos e vazios... Uma geração de futuros pais...
Uma geração que, como o eunuco de Atos 8:31, quer entender e não tem quem ensine, e acabam sendo presa fácil para Dona Serpente, pois estão famintos e sedentos.
“No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez” (Gênesis 5:1); “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados“ (Efésios 5:1). Ele é o nosso modelo de referência.
Hebreus 13:8 afirma que “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.”, significando claramente que Ele não mudou porque o mundo mudou, porque estamos no século 21 ou sei lá o que.
E é Jesus que nos diz em João 6:35.”Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede...”,
“Aos famintos encheu de bens” (Lucas 1:53).
“E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas”. (Marcos 6:34).
“Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça” (II Timoteo 3:16).
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses 4:8)”.
Diz o Salmo 40:44 “Bem-aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança, e que não atenta para os soberbos nem para os apóstatas mentirosos”.
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Salmo 1:1).
“E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito”. (Efésios 5:18).
“Para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas”. (Hebreus 6:12)
“E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida. (Apocalipse 22:17)”.
Está tudo ali nas Escrituras... todas as fórmulas que muitos estão desejando ardentemente...sucesso, poder, prosperidade, amor, felicidade, paz, beleza... tudo...o Senhor não se esqueceu de nada.
Como é tremendo o nosso Deus!!
Por isso o salmista diz “Todas as minhas fontes estão em ti”.(Salmo 87:7), porque o nosso Deus contém todas as coisas que precisamos, Ele é um Deus completo, Ele nos completa.
E só Ele pode nos dar um final feliz.
“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira” (Apocalipse 14 e 15).
“E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. (Apocalipse 3,4 e 5)”.
Amém.
Sílvia Rodrigues
4 comentários:
Silvinha, continuo achando seu estilo de escrita muito bom. Quanto à mensagem concordo que estamos vivendo numa época de prazares efêmeros, do "ter" como referência social e isso é mais uma fonte de dores.O que fazer para minimizar isso?
SILVIA,
QUE OPORTUNA SUA MENSAGEM.ISSO NOS PROVA QUE A PALAVRA DE DEUS SEMPRE ESTA ATUALIZADA.NOS MOMENTOS DIFIC[EIS O MUNDO NOS CATIVA COM SUAS ILUSÓES, COMO CRIANÇA EM UM PARQUE DE DIVERSÃO.
Krak simplesmente amei eu adoro este tema, adorei mesmo agora tenho motivo pra vir aki sempre... bjão amada continue abençoada deste jeito...
SILVIA EU ADOREI O SEU BLOG, QUE DEUS TE ILUMINE E TE DÊ MUITA SABEDORIA NA SUA VIDA DIÁRIA, FIQUE NA PAZ DE CRISTO, BEIJOS.
DAVI FRANCO.
Postar um comentário